Leonardo Zandoná

Leonardo Zandoná

É Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde defendeu a dissertação “A influência do Green Marketing na estratégia competitiva de empresas brasileiras”. É também Pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Graduado em Administração pela UFSM. Estudou Green Branding com o professor espanhol Fernando Olivares (Universidad de Alicante) e com as professoras chilenas Carolina Leiva (Universidad Mayor) e Daniela Gómez.

Green Branding

O palestrante Leonardo Zandoná aborda temas nas áreas de Negócios Verdes, Marcas Verdes, Empreendedorismo Verde e Desenvolvimento Sustentável. É membro fundador do Observatório de Marcas e publicou artigos sobre marcas verdes e marketing verde em revistas do Brasil e da Venezuela. Apresentou trabalhos em congressos na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Feevale e Unisinos.

Organizou visita de estudos a Nova York para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a finalidade de conhecer o sistema de abastecimento de água e o pagamento por serviços ambientais. Foi secretário da Comissão Especial sobre o pagamento de serviços ambientais (ALRS). Em 2015, trouxe para Porto Alegre o palestrante belga Gunter Pauli, economista autor do livro “Blue Economy”. Organizou a Semana Acadêmica sobre Sustentabilidade na Faculdade QI, de Porto Alegre. Também é membro e Diretor Administrativo da Fundação Zeri Brasil.

Comunica-se em português, inglês, espanhol, italiano, francês e grego. Já ministrou treinamentos no Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai. Tem experiência acadêmica na Unisinos, Universidade Feevale, Dale Carnegie, Junior Achievement, AIESEC e JCI. Na universidade corporativa JCI University, atingiu a titulação máxima de International Training Fellow (ITF-105).

Tem forte atuação em liderança, em especial na AIESEC, onde foi vice-presidente da organização no Brasil e diretor em Porto Alegre. Atualmente, é membro da AIESEC Alumni Internacional e da AIESEC Alumni Iberoámerica, com atuação como Vice-Presidente de Membresia 2014-2016, tendo participado de congressos em São Paulo, Panamá, Cidade do México, Quito, Bogotá, Lima e Buenos Aires.

Como membro da JCI, participou de várias convenções, conferências e congressos, como os congressos mundiais em Bruxelas e no Rio de Janeiro e das conferências de área em Assunção, Curitiba, Rosário e Punta del Este.

Cidadão do mundo, foi intercambista da Fundação Rotária nos Estados Unidos e da AIESEC na Grécia. Como voluntário, trabalhou nas Paraolímpiadas de Atenas e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Fechar Menu